domingo, 22 de junho de 2014

Quebra Cabeça.

O filme mais bizarro de 2014.

O Homem Duplicado
(Enemy; Canadá, Espanha)
Dir.: Denis Villeneuve
Com Jake Gyllenhaal, Meláine Laurent, Sarah Gadon, Isabella Rosselini
1h30min - Suspense - 18 anos.


Nada pode lhe preparar para esse filme.

Nada.

Falar da premissa do filme, já bastaria o trailer: Professor de história assiste a um filme e descobre que há um homem identico a ele no mundo. Mas, obviamente, há muito mais na história do que isso. Muito mais.

Ei. Cadê o seu casaco!?
Para começar, um filme sobre personagens quase idênticos requer uma boa atuação. E Jake Gyllenhaal, passa longe disso. Passa longe, porque se a atuação fosse simplesmente "boa", o filme seria simplesmente, bom. Mas Jake entrega duas atuações de gala. E constrói dois homens completamente opostos em ambição e em comportamento.

O espectador é convidado a embarcar num thriller envolvente, munido de muito suspense disfarçado de uma calmaria sufocante. Cada cena se torna um pedaço precioso de um grande quebra-cabeça que confunde a mente, assim como confunde os personagens.

E preste muita atenção nas aranhas, que fazem um papel de grande importância por todo o filme.

Toda a tensão constuída em cima da história, nos leva à última meia hora de filme, quando os dois personagens partem diretamente para a guerra psicológica. O mais calmo dos espectadores irá se ajeitar na cadeira quando certas decisões são tomadas. Pode não ser a seu gosto, mas ainda assim, a inquietude poderá ser insuportável.

E a última cena do filme, irá torcer o seu cérebro e lhe fazer repensar sobre tudo até então. Ame ou odeie, assista novamente, se quiser.


Nenhum comentário: