domingo, 23 de novembro de 2014

Mordida Caprichada

Prepare o seu apetite.

Chef
(EUA, 2014)
Dir.: Jon Favreau
Com Jon Favreau, Sofia Vergara, John Leguizamo, Oliver Platt
1h49 min - Comédia - EM DVD e BLURAY


Se você não sabe ao certo quem é Jon Favreau, pode ficar tranquilo, pois você já o viu antes. 

Jon Favreau é um diretor/ator dos bons, que já fez muita coisa que você já viu. Participou de alguns episódios de Friends, dirigiu os dois primeiros filmes do Homem de Ferro, foi o coadjuvante engraçado em algumas comedias românticas e interpretou um punhado de outros bons personagens no cinema. 

E agora, escreveu, dirigiu e atuou em "Chef", onde interpreta Carl Casper, um renomado cozinheiro que após ser demitido de um restaurante 5 estrelas por conta de uma má critica, decide retornar às origens para fazer o que faz de melhor. 


Se eu tivesse que usar uma metáfora culinária para descrever este filme, falaria para não ter moderação alguma ao apreciar este delicioso filme e dar uma bela mordida. Daquelas desconcertantes, onde ingredientes caem para fora do sanduíche e que deixam a sua mão cheia de molho. 

Não seria um exageiro. Até porque, faria juz ao estilo de comida servida pelo personagem de Carl Casper, na segunda metade do filme, onde ele (re)começa seu negocio em um animado caminhão de comida e sacramenta a qualidade de entretenimento que o filme tem a oferecer. 

Qualidade, também na interpretação de Jon Favreau, que transborda a felicidade de dirigir seu projeto com tamanha paixão - equivalente a de seu personagem pela culinária simples e do coração - que o público consegue captar o sentimento com a mesma facilidade em que se cativa pela história. 

O filme ainda traz uma discussão muito boa sobre o peso que as redes sociais possuem no mercado. Como uma postagem errada ou o vazamento de um vídeo pode influenciar uma carreira (positiva ou negativamente). E como a mesma rede social, quando bem aproveitada, pode ser crucial no crescimento de um negócio e de uma marca. Além do feliz detalhe após cada postagem no Twitter.

Pode até ser que você fique um pouco frustrado com o final apressado, colocado mesmo com a boa evolução do filme em sua segunda metade - que já daria um final muito bom para a história - mas se considerarmos os ingredientes adicionais, como as participações especiais inspiradas de Robert Downey Jr. e Scarlett Johansson, "Chef" desponta como um filme caloroso e acolhedor, como uma refeição sem grandes elaborações. Mas que feito com muito capricho e carinho, é capaz de acalentar a alma e de fazer o público se sentir bem. 

Atacar.



Nenhum comentário: